Sunday, May 19, 2013

Elogio [+] - Um superpoder desconhecido

Você é um dos leitores mais inteligentes que já apareceu por aqui, sabia? A vida te proporcionou grandes experiências e te fez uma pessoa muito sábia e perspicaz. Nos seus olhos tem um espécie de brilho, especial, coisa sua mesmo.

Posso te falar uma coisa? Você vai sair lindo nessa foto.

Um elogio sincero tem a magia de doar ânimo e motivação para as pessoas. Na semana passada elogiei espontaneamente dois colegas de trabalho. Eu agi despretensiosamente, não estava esperando nenhum tipo de agradecimento nem mesmo um sorriso de lá para cá. Fiz por que encontrei uma oportunidade de motivar alguém. E foi assim, sem menos esperar, que ouvi histórias da adolescência de um colega, da época que ele era ídolo no colegial por ser um dos melhores jogadores de futebol da turma. O resultado foi como se eu tivesse preenchido o dia dessas pessoas com um combustível a mais. Elas sorriram largamente e falaram espontaneamente, como se dessem o depoimento mais feliz da vida delas.  Consegui até um testemunho - coincidentemente - sobre o Atitude Positiva (não sabe o que é ainda? Confere AQUI). Também acabei saindo da conversa com um sorriso enorme em saber que algumas pessoas estão realmente sendo influenciadas com a nossa iniciativa.

Em favor dos seres humanos. Em favor da auto estima.

As vezes a gente não elogia por puro orgulho mesmo, ou até inveja. Então no final das contas o ato de louvar alguém acaba também nos ajudando a sermos mais humildes. E há também os resultados para a nossa imagem pessoal porque inconscientemente criamos uma boa fotografia na mente de quem nos ouve. É como se fizéssemos um grande depósito na sua conta bancária emocional. E aí nos fortificamos a como alguém de presença libertadora. Quer resultado melhor do que esse?

Não é desse tipo de injeção de ânimo que estamos falando, ok? :)
E como tudo na vida, aqui também não há receita de bolo. Sugerimos apenas que você seja o mais genuíno e verdadeiro possível e preste muita atenção no turbilhão que essa atitude pode causar.

Ah, e o que eu falei lá cima? Não tiro uma palavra.

Um forte abraço!



8 comments:

  1. Um elogio acompanhado de um abraço sincero e "cheio", não têm preço. Mas tem que ser sem falsidade ou sem esperar que a pessoa lhe diga "você também". Porque um elogio vindo do coração pode salvar a vida de uma pessoa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Exato. São a genuinidade e o sentimento nobre, sem interesses, que farão você e as outras pessoas se sentirem verdadeiramente grandes.

      Delete
  2. Oi pessoal, tô de passagem por aqui :)
    gostei muito desse texto sobre elogio.. É incrível o dom que a palavra tem, né?
    Seja de motivar, ou desmotivar.
    No caso do elogio, funciona mesmo como uma injeção de ânimo e pode muitas vezes mudar a vida de uma pessoa!
    Viva o elogio e o reconhecimento!

    Beijos.

    ReplyDelete
  3. Oi William, um elogio sincero é mesmo uma via de mão dupla, não faz só bem a quem recebe mas, principalmente, a quem o faz.
    Excelente texto!
    Beijos.


    ReplyDelete
  4. É muito bom ter vocês aqui!

    Vocês não fazem ideia de como vibramos com cada comentário deixado aqui. Ficamos irradiantes em sabermos que de alguma forma todos nós estamos nos ajudando a sermos ainda mais positivos.

    Grande abraço pra vocês.

    ReplyDelete
  5. Afinal, ajudar as pessoas a se lembrarem das coisas que fazem bem, ou do bem que fazem para as outras é sempre positivo. Elogios, abraços e sorrisos são coisas que mudam o curso do dia de uma pessoa. O dia à dia é tão rapido, tão intenso que as vezes nos esquecemos o quanto elogiar e quanto ser elogiado - espontâneamente - é bom. Tanto pra você quanto para as pessoas ao seu redor. Saber reconhecer o esforço, o trabalho ou o merecimento do outro é uma dádiva. Adorei o texto.
    Beijos.

    ReplyDelete
  6. Nossa um elogio é tudooo neh? levanta nossa moral e as vezes muda até nossa dia todo....

    bjus

    ReplyDelete
  7. Gente linda da minha vida!
    Um elogio é como a Carol disse, pode salvar uma vida.
    Eu confesso que estou tentando ser melhor, isso inclui elogiar mais as pessoas. SIM, é dificil. É um trabalho arduo, e pesado, mas vale a pena.
    As vezes você vê o olho de uma pessoa brilhando, por um mero: "você está linda", "você fez isso muito bem", "você é muito bom nisso".
    Não custa nada. Mas não é fácil.
    É linda a iniciativa de vocês. Pode-se dizer: ESPALHANDO O AMOR!

    ReplyDelete